"Desconcerto" - Experiência teatral em tempos de pandemia

    Segundo o canal Sesc São Paulo do YouTube, Matheus Nachtergaele é um ator e diretor brasileiro com intensa atuação no teatro, cinema e televisão. Iniciou sua carreira teatral com o cultuado diretor paulista Antunes Filho, em 1989. No ano seguinte, ingressou na Escola de Arte Dramática (USP-SP) e logo estreou nos palcos profissionalmente, participando de diversas montagens com o Teatro de Vertigem. Trabalhou com diretores como Bruno Barreto, Walter Salles Jr, Guel Arraes, Fernando Meirelles, Claudio Assis e Anna Muylaert. E foi vencedor de prêmios como o Shell, Mambembe, APCA, Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e Festival de Cinema de Gramado.

    A peça ‘Desconscerto’ é uma adaptação do espetáculo ‘Processo de Concerto do Desejo"; apresentado pelo ator há mais de cinco anos. A adaptação da peça possui a duração de 30 minutos e foi exibida a partir de uma live pelo canal Sesc São Paulo da plataforma YouTube. O espetáculo conta a história real da vida de Matheus e de sua mãe Maria Cecília Nachtergaele, a qual cometeu suicídio quando ele tinha apenas três meses de vida. Matheus não sabia ao certo o motivo da morte de sua mãe e ao longo de sua vida acreditava ter sido por causas naturais. Com 16 anos ele soube pelo seu pai que a morte de sua mãe foi fruto de um suicídio. Em uma entrevista para o site ‘Gshow’ em 2020, Matheus conta que no momento em que soube a real causa da morte, ficou muito espantado e triste, mas ao mesmo tempo muito aliviado por saber, finalmente, o que tinha acontecido com ela.

    Sua mãe deixou em vida 30 poemas escritos por ela em momentos emblemáticos de sua vida, inclusive contando a dor que ela sentia no momento antes de sua partida. Matheus diz também que foi ao entrar em contato com estes textos que ele se tornou o artista que é hoje. Em outro momento de sua vida em que já haviam se passado décadas deste acontecido ele sentiu a necessidade de levar ao palco uma adaptação destes poemas em forma de teatro. Ele relata que a peça foi uma maneira em que ele encontrou para lidar melhor com a dor da partida de sua mãe.

    Posto isso, tempos depois, mais precisamente no ano de 2019 seu pai vem a falecer. Junto a isso, nos encontramos em um momento de pandemia em que os teatros estão vazios e existe uma extrema angústia causada pelo isolamento social. A partir disso, surge a oportunidade de adaptar peças que antes aconteciam de modo presencial para que aconteçam de modo virtual. Portanto, existiram algumas adaptações para que pudessem abarcar além dos aspectos físicos, uma homenagem que relatasse sua dor por conta de perdas tão significativas em sua vida.

    Em nosso primeiro contato com a peça através da live, temos acesso ao cenário ainda sem a presença do ator. Ouvimos vários cachorros latindo ao fundo do vídeo, isso de cara nos dá uma impressão de naturalidade de uma cena pessoal e intimista. Então, o ator chega à cena e inicia sua interpretação nos apresentando a história de vida de sua mãe e abordando principalmente aspectos emblemáticos de sua morte junto as lembrança contada pelos seus familiares sobre o dia da morte de sua mãe, que se suicidou com um tiro na cabeça. Nas cenas seguintes o ator nos apresenta também a dor que foi perder seu pai em 2019 e o sofrimento que ainda permanece com ele. Sobre isso ele diz que atualmente se sente aliviado em saber que seu pai e sua mãe não estão mais vivos e não poderem ver o que ele se tornou. Com esta fala junto a música que tocava ao fundo podemos sentir tamanha compaixão e empatia para com ele.

    A interpretação e o texto utilizado no espetáculo ficaram por conta dos poemas escritos por sua mãe. O texto nos transmite tremenda melancolia e amargura com a vida. Podemos sentir o sofrimento por trás de nossas telas. Além disso, as poesias utilizadas provocaram tremenda comoção. Como figurino o ator utilizou um vestido preto, deixado por sua mãe em forma de lembrança. Ademais, ele se apresenta com um batom vermelho nos lábios, uma pele com acabamento simples e um olho marcado com sombra preta. 

    Todos estes aspectos em conjunto intensificaram ainda mais o sentimentalismo que ele busca passar em cena. A sonoplastia ficou por conta da música de Mahler, A Quinta Sinfonia. A musicalidade da peça é melancólica. Sempre que existiam falas mais fortes e sentimentais tocava uma música muito melancólica que deu sentido ao contexto em que estava ingerida. Além disso, a sonoplastia nos faz sentirmos empáticos com a história que ele nos conta.

    O cenário da peça é uma parte de sua casa. A impressão que podemos ter é que as cenas acontecem em um cômodo como sala de estar, que possuem: duas cadeiras; uma mesa de canto; espelho e quadros de pássaros na parede. Pela posição da câmera conseguimos observar também outras partes da casa como o corredor que leva à cozinha e ao quintal. É importante destacar que o enquadre da câmera estava muito bom e bem posicionado.

    A atuação de Matheus Nachtergaele é fenomenal. Particularmente, eu o conhecia apenas de novelas e filmes que assisti e já pensava ser um ótimo ator, mas vê-lo assim em uma experiência mais monótona e pessoal foi algo diferente e que me fez observar ainda mais a qualidade de sua atuação. Além disso, seu timbre de voz é perfeito e sua expressão corporal nos transmite exatamente o que a proposta da peça tenta passar.

    Outro aspecto que sinto a necessidade de detalhar é em relação ao chat do YouTube. Desde o início da peça podemos observar pessoas de todos os tipos muito ativas no chat, buscando interações e formas de expressar seus sentimentos através das palavras. Ao longo da peça o chat permanecia ativo e algumas pessoas seguiam tecendo seus comentários. Foi interessante observar que neste momento outras pessoas se manifestaram por estarem incomodadas e pediram para que o canal desativasse os comentários, o que certamente não aconteceu. Por fim podemos observar diversos comentários positivos, elogios e agradecimentos ao ator, ao canal e a experiência vivida. Penso que este recurso do chat nos aproximou de certa forma a uma realidade de vivenciar o teatro, coisa que já não acontecia há bastante tempo. As conversas mesmo nos momentos em que a peça acontecia e o diálogo ao final me transmitiu um sentimento de coletividade que estava com saudade de sentir.

    Vivenciar esta experiência foi incrível. Em diversos momentos me senti emocionada e tocada com as histórias que ele nos contou e percebi através do chat que assim como eu diversas pessoas que estavam assistindo também ficaram. Além disso, assistindo este espetáculo me senti tomada por um sentimento coletivo de esperança em diversos sentidos como em relação à pandemia e aos percalços da vida.


FICHA TÉCNICA:

Concepção e atuação: Matheus Nachtergaele

Texto: Maria Cecília Nachtergaele

Produção executiva: Valéria Luna

Diretora de Produção: Miriam Juvino

Realização: A Gente Se Fala/Pássaro da Noite

Classificação: 14 anos.


Autora da crítica: Laura Borghi Nascimento (Artes cênicas UEM)

Maringá, 21 de março de 2021

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